quinta-feira, 19 de março de 2009

ESPECIALISTA PÕE EM XEQUE AS TRADICIONAIS FORMAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO


Em Avaliar para aprender: Fundamentos, práticas e políticas, lançamento da Editora Unesp, Domingos Fernandes lança um "grito" contra os sistemas educacionais que continuam a "permitir", todos os anos, que "milhões de alunos percam o interesse pela escola, sejam reprovados ou, muito simplesmente a abandonem sem quaisquer qualificações dignas desse nome". O autor, que já esteve à frente da educação no governo português, defende aqui uma nova concepção sobre os métodos avaliativos, tendo como foco uma preocupação maior com o reforço e estímulo à aprendizagem dos alunos.Deste modo, o exame de aferimento do conhecimento, tradicional no século XX, é colocado em perspectiva crítica, assim como as matrizes psicológicas, sociológicas e econômicas que se combinaram para dar origem a diversas modalidades de avaliação. Fernandes discorre - utilizando-se de conceitos da pedagogia, sociologia, antropologia, didática e psicologia, entre outras ciências - sobre os sistemas de ensino atuais, principalmente em Portugal e no Brasil. Considera como urgente o estudo das características psicométricas dos exames, além de seus efeitos nas escolas e em professores e alunos, e amplia o debate proposto ao compilar diversos textos como anexos.O autor também sugere ações para implantar o que chama de Avaliação Formativa Alternativa, em que a superação de dificuldades e a autonomia de aprendizado tornam-se o ponto principal, aproximando o currículo escolar das transformações que ocorrem em um mundo globalizado. Trata-se de uma proposta democrática, para que todos alunos tenham as mesmas oportunidades e sejam desafiados a solucionar problemas complexos encontrados na vida real, e não apenas aqueles que exigem memorização.Assim, Avaliar para aprender também se constitui em uma afirmação da confiança naqueles que trabalham diariamente para melhorar e transformar o sistema educacional. Como coloca o professor catedrático da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, na introdução ao livro, "o trabalho de Domingos Fernandes convida-nos à reflexão e à intervenção". Ao desvendar as complexidades de um tema nem sempre tratado como deveria, também traz propostas, "bem sintetizadas no capítulo final", que nos obriga a "sair da indiferença e tomar posição".

Sobre o autor - Domingos Fernandes é doutor em Educação Matemática pela Texas AEEM University, professor associado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Foi diretor-geral do Departamento de Avaliação Pedagógica do Instituto de Inovação Educacional (1991-1994), diretor-geral do Departamento de Ensino Secundário (1996-2000) e secretário de Estado da Administração Educativa no XIV Governo Constitucional português (2001-2002).

Título: Avaliar para aprender: Fundamentos, práticas e políticas
Autor: Domingos Fernandes
Número de páginas: 222
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-7139-898-6
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos
pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171