sábado, 14 de março de 2009

A ponte que vai ligar Macau a Ilha de Santana continua em ritmo acelerado

Operários começam a trabalhar por volta das 5h, em alguns dias, para aproveitarem a maré baixa
Vigas de concreto estão quase no meio do rio

Segundo engenheiros vazão da maré prejudica trabalho dos operários
Fotos- O SALINEIRO RN


Essa semana o Blogue visitou a ponte que vai ligar Macau a Ilha de Santana. Está em estágio adiantado a construção. Quando ficar pronta a nova via de ligação entre a cidade e aquele distrito terá 330 metros de extensão com 22 pilares. Iniciada em agosto de 2008, a ponte permitirá o trânsito de veículos leves e pesados levando progresso e proporcionando economia de tempo para quem precisar se deslocar para Mossoró e o Ceará.
Construída com recursos do Estado, a obra impressiona não só pela tecnologia, mas também pelo cronograma, que ao que tudo indica deve permitir a conclusão no prazo determinado na placa nas proximidades da ponte. Nela se lê que a ponte fica pronta em 12 meses (agosto de 2009). Projetada pelo engenheiro José Pereira da Silva quando estiver concluída terá consumido cerca de 7.500 toneladas de concreto com uma área aproximada de 3.000 m².
De acordo com o engenheiro Ricardo Correa Gaspar, a obra está de acordo com o cronograma, mas algumas dificuldades foram contornadas com trabalho e esforço conjunto dos operários. “A maré e a correnteza do Rio são fatores que tornam o dia a dia dos operários mais cansativos, pois há dias que os trabalhos começam às cinco horas da manhã para aproveitar o fluxo favorável da água do rio (que enche de acordo com a maré)”, citou.



Hoje pela manhã , fui de moto, até a Ilha de Santana, via Porto do Carão. Foram quase 40 km, numa estrada de terra que se torna uma verdadeira armadilha com as chuvas de inverno. Espera-se que o governo estadual e a Prefeitura de Macau aprovem parceria para permitir que a ponte, uma vez concluída, permita o acesso a Mossoró e estado do Ceará. (Marcelo Rios)