sábado, 28 de fevereiro de 2009

Tentativa de suborno vai ser investigada em jogo do Macau

Segundo informa a Tribuna ON Line, uma suposta tentativa de suborno ocorrida no jogo entre Macau e Potiguar, no sábado de carnaval, está sendo investigada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do RN. Emanuel Marinho, juiz da partida disse em seu relatório de que foi vítima de tentativa de suborno. O juiz disse em seu relato a comissão de arbitragem que três pessoas que teriam ligações com o Macau, o procuraram e teriam proposto vantagens a ele. No seu relatório Emanuel Marinho contou que chegou em Macau por volta do meio-dia e recebeu uma ligação telefônica do ex-juiz de futebol Wilson de Morais querendo conversar com o quarteto. No vestiário e na presença do delegado da partida, o quarteto foi abordado pelo representante do Macau dizendo que o presidente do Macau queria conversar com todos eles. Depois de alguma insistência, o dirigente deixou o vestiário e o quarteto prosseguiu para apitar o jogo. O gerente de futebol do Macau Esporte Clube, em entrevista a Rádio Globo de Natal, negou que tenha acontecido a suposta tentativa de suborno.
No blogue sobre o Macau Esporte Clube, nenhum nota a respeito do fato. A última notícia postada foi a dispensa do goleiro DIDA no dia 20 de fevereiro.

Pimeta emagrece e reduz colesterol

Fruto reúne uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope e vitaminas.
No Rio Grande do Sul uma cidade vive do cultivo da pimeta vermelha: Turuçu é a capital brasileira do fruto . Está em toda parte: na rua principal e nas lavouras cultivadas por descendentes de imigrantes alemães. Os benefícios da pimenta são conhecidos há muito tempo. Nas Américas, o fruto já era usado até para aliviar dor de dente e de estômago. Isso há pelo menos dois mil anos. Quem coloca a pimenta no dia-dia está levando, além de tempero, uma série de medicamentos naturais: analgésico, antiinflamatório, xarope, vitaminas – benefícios que os povos primitivos descobriram há milhares de anos que agora estão sendo comprovados pela ciência. Uma pesquisa recém-concluída na Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui mesmo o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil. Por duas semanas, um grupo de ratos recebeu, todos os dias, uma pequena dose de extrato de pimenta-dedo-de-moça, a mais consumida no país. No fim do período, sangue foi coletado e comparado com o de ratos que não receberam a pimenta. O resultado impressionou os pesquisadores. Uma redução do colesterol total, tanto em humanos quanto em cobaias, mostra que há um risco menor do desenvolvimento de doença arterial coronariana ou aterosclerose”, isso quer dizer menor risco de enfartes.
Com informações do blogue culinarias&receitas

Justiça Federal determina que INSS volte a fornecer próteses a segurados com deficiência

Sabrina Craide
da Agência Brasil


Uma decisão da 1ª Vara da Justiça Federal determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retome o fornecimento de próteses e órteses aos segurados com deficiência física. A sentença confirmou uma liminar de março de 2007, e foi motivada por uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal da Bahia. Depois de avaliar as alegações do Ministério Público, o juiz federal da 13ª Vara Cível da Bahia Carlos D'Ávila Teixeira determinou que o INSS volte a fornecer aos segurados, inclusive aos aposentados com deficiência física, órteses, próteses ou qualquer outro equipamento necessário para locomoção em prazo máximo de 30 dias. De acordo com a assessoria de comunicação da Procuradoria da República na Bahia, o INSS também está obrigado a fazer a manutenção regular e a substituição dos equipamentos. A sentença também determina que o órgão convoque publicamente os beneficiários por meio de editais em jornais de grande circulação em cada estado, sob pena de multa diária de R$ 500. O procurador da República Sidney Madruga, autor da ação, proposta em 2006, instaurou um procedimento administrativo para investigar o caso após a representação de um grupo de aposentados que foram prejudicados pela suspensão do benefício.

A saída da TV Diário do dial em Macau

No meu giro pelos blogues de Macau, leio no blog do assessor de comunicação da Prefeitura de macau, Arafran Peter (http://arafran.zip.net/), que a TV Diário, aquela com forte apelo popular, que era sintonizada no canal 6, aqui em Macau, não está sendo mais transmitida, via Satélite, para todo o Brasil. A sugestão, para o caríssimo Arafran, pessoa íntegra e que mantém um bom relacionamento com toda a imprensa e blogueiros, é tentar contato com a TV Futura. Ótima programação cultural, informativa, filmes e programas que agradam a todos. O melhor de tudo é que o canal FUTURA, é operado e funciona graças a colaboração de várias empresas como a Globo, a CNI, o Bradesco e uma "penca" de colaboradores de peso- lá não tem INTERVALO COMERCIAL PAGO. Só as propagandas do próprio canal. Outra sugestão, é a TV Cultura de São Paulo ou a TV Brasil. Os dois canais com programação variada. Macau precisa e merece uma programação de valor cultural que mostre que televisão não é só novela, jornal e outros programas de apelo sensacionalista.

Vai faltar lugar

Conforme o blogue havia adiantado, a Câmara Municipal de Macau, vota na segunda, 02 de março, às oito da noite, a reforma administrativa proposta pelo Prefeito Flávio Veras. É aguardar para ver, já que o teor das mudanças ainda não é de conhecimento público e da imprensa em geral. Vai faltar lugar para a população acompanhar a votação. Levando-se em conta que Veras tem maioria na Câmara, vai ser fácil aprovar tais medidas.

Aqui não se fala de política.....

Costumo andar pela cidade atento aos mínimos detalhes de pessoas, locais, placas e tudo mais que seja diferente do convencional. Hoje, sábado, caminhando pela rua Amaro Cavalcante, numa das inúmeras lojas que vendem material de construção estava exposta uma placa, em papel branco com letras pretas, em tamanho grande,"xerocopiada"- "Por favor, não discuta política aqui". Para uma cidade como Macau, que respira política, deve ser no mínimo complicado ficar sem discutir ou trocar idéias sobre o grupo da situação e da oposição, no interior daquela loja.
Como diz o Benito Barros- coisas de Macau.

O semáforo já está no lugar

O que é bem feito e consertado rapidamente deve ser comentado aqui no Blogue, também. O nosso querido semáforo da esquina do Teatro do Porto de Ama e Banco do Nordeste já está no lugar e funcionando, ajudando a disciplinar o trânsito. Nada de estar retorcido e pendurado para cá ou para lá. Parabéns ao pessoal da Secretaria de Serviços Urbanos. Nossa cidade precisa e merece de rapidez nos serviços essenciais.
Muito bem!!!

Conhecendo os encantos da região

De sexta para sábado estive fazendo uma pequena viagem. Nada de excepcional, mas tenho a satisfação de conhecer, com diz minha mulher, os "interiorizinhos". Engraçado isso, não é mesmo? O interior do interior é "interiorzinho". Muito bem, estive em Pendências, na comunidade de Pedrinhas e em seguida em Porto do Carão. A simplicidade do homem do interior, rico em saber, amigo, companheiro. Não faltou o banho no rio Açu e muita fruta no pé, que trouxemos para casa. O Rio Grande do Norte é muito bonito mesmo. Cada vez mais quero ficar aqui para sempre.

Frase do Dia

"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade."
Charlie Chaplin

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Para Mantega, inadimplência de janeiro não é motivo de preocupação

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a inadimplência de 8,3% registrada entre pessoas físicas em janeiro - maior nível desde maio de 2002, segundo o Banco Central - constitui uma alta típica do início do ano e não é motivo para preocupação.
“É normal que em janeiro e fevereiro haja uma pequena elevação na inadimplência. Nesta época do ano, o consumidor tem vencimentos, pagamentos e impostos como IPTU, IPVA. Isso não significa nenhuma deterioração importante da economia brasileira”, afirmou o ministro.
Mantega disse ainda que é necessário ter cuidado para que os bancos não usem os dados de inadimplência para aumentarem os juros por risco de calote.
“Em geral, as instituições têm sido pessimistas nas previsões de inadimplência. Depois, ela acaba sendo menor que a prevista, mas os bancos já cobraram spread [diferença entre os juros na captação de recursos e no empréstimo aos consumidores] mais elevado por conta disso”, concluiu.O ministro também comentou a projeção publicada na edição dessa semana da revista britânica The Economist, segundo a qual o Brasil sofrerá retração de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, contra o crescimento de 1,6% estimado anteriormente.
Para ele, as previsões negativas sobre o desempenho da economia brasileira neste ano refletem mais a realidade internacional, com a recessão nos Estados Unidos e na Europa, do que o comportamento da atividade econômica no próprio país.
“Essas previsões refletem mais o cenário internacional e eles estão projetando um pouco essas estimativas para cá”, declarou.
Segundo o ministro, as estimativas divulgadas no exterior ignoram a realidade de setores da economia brasileira pouco afetados pela retração internacional no crédito.
“Há setores que nem sequer desaqueceram ou tiveram retração muito pequena, como os ligados ao varejo e ao consumo. Portanto, eu não acredito nessas previsões e continuo acreditando que vamos ter crescimento neste ano”, destacou.
Apesar de garantir que o PIB continuará a se expandir em 2009, Mantega não arriscou um percentual para o crescimento. Anteriormente, o ministro assegurava que o PIB aumentaria 4% neste ano.
“Vamos continuar perseguindo o maior crescimento possível, mas vamos deixar o ano passar um pouco para dar uma estimativa. Estamos ainda no primeiro trimestre e o pessoal está saindo do carnaval e das férias”, argumentou.
O ministro negou, no entanto, ter mudado de posição. “O crescimento de 4% não é uma mera previsão de economistas, é uma meta a ser alcançada pelo governo, mas que também depende de outros condicionantes, como a solução para a crise financeira por parte do governo norte-americano”.

Ele sofre mas continua funcionando

O único semáforo que existe em Macau, no cruzamento das ruas, do Teatro do Porto de Ama com Banco do Nordeste e Farmácia Moreira, não é mas se fosse um ser humano, já teria partido dessa para melhor. Todo carnaval, ele é transformado num amontoado de .....nada. Difícil definir o que é o semáforo depois de revirado com a passagem dos Trios. Talvez uma obra de arte ou será um penduricalho para um árvore de Natal em tamanho gigante?. Impossível descrever. Como acontece todos os anos, funcionários do setor de Serviços Urbanos vão "ajeitar" o semáforo para mais um ano de trabalho ininterrupto. Quando o Carnaval de 2010 chegar...mais uma retorcida....Vamos ver quantos carnavais que vem por aí, o semáforo aguenta. Ainda bem que é de excelente qualidade.....

Foto notícia


O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e o presidente do Senado, José Sarney, dão entrevista nos corredores do Senado

Foto- José Cruz ABr

Confiança do Consumidor atinge menor nível desde 2005


Fávia Villela
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - A confiança do consumidor em fevereiro é a mais baixa desde 2005, ano em que teve início a série histórica do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo levantamento divulgado hoje (27), o índice caiu para 1,4% entre janeiro e fevereiro deste ano, passando de 95,9 para 94,6 pontos, numa escala de 0 a 200, o menor nível da série (iniciada em setembro de 2005).O estudo mostra que a trajetória de queda iniciada em setembro do ano passado continuou, após ser interrompida em janeiro, quando o índice variou 0,1% sobre o mês anterior. O Índice da Situação Atual recuou 0,8% e o Índice de Expectativas caiu 1,7%, atingindo o menor nível da série. O indicador que mede a satisfação do consumidor em relação à situação econômica atual manteve trajetória de queda iniciada em outubro passado. Entre janeiro e fevereiro, a parcela dos que avaliam a situação como boa aumentou de 8,4% para 8,7% do total, enquanto o percentual dos que a consideram ruim subiu de 48,9% para 50,6%. Os consumidores entrevistados se mostraram cautelosos em relação às compras, principalmente de bens duráveis, que, em geral, demandam pagamento a prazo. A proporção de consumidores que planejam gastar mais com esse tipo de bem nos seis meses seguintes caiu de de 8,0% para 6,8%. Já a parcela dos que pretendem gastar menos aumentou de 38,1% para 40,2%. Na comparação com fevereiro de 2008, o estudo mostra que o ICC registrou queda de 17,5 %. O índice é composto por cinco quesitos da Sondagem das Expectativas do Consumidor, apurada desde outubro de 2002, que abrange mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de fevereiro de 2009 foi realizada entre os dias 2 e 20.

Palcos do Carnaval já foram desmontados

Para encerrar o assunto do carnaval 2009. Os palcos da Passarela do Samba e da Praça da Conceição já foram desmontados. Ontem, quinta-feira, no final da tarde, já haviam sido despachados também parte dos banheiros químicos. Outro serviço que merece elogio foi a rapidez da empresa contratada que faz a limpeza pública em Macau. O trio passava e o pessoal ia atrás recolhendo latas, entulhos e o que mais se jogava no chão.
Ainda se notam o cheiro e vestígios do mela nas ruas São Pedro e em trechos da avenida Centenário. Bem que São Pedro podia ajudar e mandar mais uma chuva para lavar de vez os vestígios do Carnaval. E chega de Carnaval 2009, que 2010 já está na reta de chegada.....

Expectativa para votação do novo organograma de funcionamento da Prefeitura

É grande a expectativa de funcionários sem contrato na Prefeitura e que trabalharam sem ganhar nada em Janeiro e Fevereiro e daqueles que esperam ser recontratados. Informações dão conta que a votação pode acontecer dia 2 de Março ou no dia 9 de Março. Como o próprio Prefeito Flávio Veras declarou a Prefeitura de Macau é responsável por 60% dos postos de trabalho na cidade e até agora....nada de se falar em contratações. Como se diz no dito popular" O bicho está pegando".
As aulas recomeçam dia 2 de Março e até onde se saiba nada ainda da recontratação de professores ou da contratação de novos. Vamos aguardar para ver como é que fica.
Que a reforma proposta por Flávio vai ser aprovada é fato, já que tem maioria na Câmara dos Vereadores. O problema é- Será que a máquina vai andar com menos funcionários?(o que parece certo de acontecer)? Só vendo para constatar.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Pelo menos 895 municípios, inclusive no RN, devem ficar sem recursos para merenda escolar

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Pelo menos 895 municípios e nove redes estaduais de ensino (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins) vão ficar sem o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação. O mandato dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) dessas localidades estão vencidos e por isso não há como apresentar a prestação de contas referente a 2008 até a data limite, 28 de fevereiro. O levantamento é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do programa de merenda escolar. A cada início de ano, estados e municípios devem enviar a documentação para prestação de contas ao CAE, entidade responsável pelo acompanhamento dos recursos para a merenda escolar. Os documentos deveriam ter sido entregues até 15 de janeiro para que os conselhos enviassem um parecer conclusivo ao FNDE até o dia 28. Em 2009, o Pnae tem um orçamento de R$ 2,02 bilhões para o atendimento dos alunos de educação básica da rede pública. Caso o município tenha o benefício suspenso, mesmo que temporariamente, deve arcar com os custos integrais da merenda escolar. “É direito constitucional de todo aluno receber alimentação escolar. Se o gestor não tiver recebido ele precisa bancar, até porque as aulas já começaram em alguns municípios”, aponta Albaneide. Se os municípios comprovarem que mantiveram a alimentação escolar com recursos próprios durante este período, o FNDE pode pagar as parcelas retroativamente a título de ressarcimento. Mais informações pelo telefone 0800 616161.

Metade dos Homens desconhece as causas da difunção erétil



Pesquisa internacional revela que 70% procurariam o médico mais cedo se soubessem que a dificuldade sexual pode estar aliada a doenças graves como diabetes, hipertensão e síndrome metabólica.
O estudo internacional apresentado recentemente em Bruxelas (Bélgica) durante o congresso das Sociedades Européia e Internacional de Medicina Sexual (ESSM/ISSM), mostra que 50% dos homens desconhece as causas da disfunção erétil (DE). Entre os 174 entrevistados, 70% afirmaram que teriam procurado o médico mais rapidamente se soubessem que o problema pode estar ligado a doenças como diabetes, hipertensão e síndrome metabólica. A DE atinge mais de 150 milhões de homens em todo o mundo e em 64% dos casos está associada a doenças crônicas.A pesquisa, denominada Restore the Man, reuniu dados de entrevistas realizadas com aproximadamente 174 pacientes com mais de 40 anos - todos eles homens com DE (47%) ou DE mais alguma doença associada (53%) - e 45 urologistas de 9 países. Segundo os médicos entrevistados, somente 25% de seus pacientes chegam aos consultórios cientes de que a DE pode ser conseqüência de males crônicos. Entre os pacientes pesquisados, a maioria manifestou um desejo: encontrar uma causa para a DE e, assim, livrar-se do sentimento de culpa acarretado pela falha sexual. De acordo com o urologista Helder Machado, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Orêncio de Freitas, em Niterói (RJ), grande parte dos homens só procura o médico quando já não consegue mais manter ereções suficientes para a penetração. "A maioria sente vergonha da disfunção erétil e chega ao consultório estimulado pela parceira ou quando a relação conjugal está deteriorada", diz Machado. Segundo o urologista, é importante que o homem se informe e esteja ciente sobre a ligação da DE com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. "A dificuldade de ereção é vista como um marcador para a síndrome metabólica e outros males que podem estar relacionados à queda dos níveis de testosterona", explica Machado. "Portanto, é interessante que o paciente com DE faça a checagem de testosterona também", completa o médico.

Inadimplência das empreas começa 2009 em alta revela Serasa


Assessoria de Imprensa
SERASA
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Jurídica apontou alta de 12,5% na inadimplência das empresas em janeiro de 2009 quando comparado com dezembro de 2008. O levantamento também mostrou que houve uma elevação de 28,9% na inadimplência das pessoas jurídicas na variação entre janeiro de 2009 e janeiro de 2008. No primeiro mês do ano, o ranking de representatividade da inadimplência das empresas foi liderado pelos títulos protestados, com 41,5% de participação no indicador. Em janeiro de 2008, tal representação foi de 42,4%. Em seguida estão os cheques sem fundos, com participação de 39,5% no indicador em janeiro de 2009. Já no primeiro mês de 2008, os cheques devolvidos foram responsáveis por 38,2% da inadimplência das empresas. Fecham o ranking as dívidas com os bancos, com uma participação no indicador de 19% em janeiro de 2009, abaixo dos 19,4% registrados em janeiro de 2008.
Valor médio das dívidas
Em janeiro de 2009, o valor médio das dívidas com os bancos foi de R$ 4.470,94, com 5,1% de crescimento na comparação com o primeiro mês de 2008. Os títulos protestados, por sua vez, tiveram em janeiro de 2009 um valor médio de R$ 1.764,70, resultando em 26,7% de elevação frente a janeiro de 2008. Por fim, os cheques sem fundos tiveram seu valor médio em R$ 1.412,19 em janeiro de 2009, 15,4% a mais que o valor registrado em igual mês de 2008.AnálisePara os técnicos da Serasa Experian, a alta da inadimplência continuou a refletir os efeitos negativos da crise financeira internacional sobre o mercado de crédito no Brasil. O ambiente de incertezas causou retração da oferta de recursos, os prazos dos empréstimos encurtaram e as taxas de juros dos financiamentos subiram. Além disso, os bancos ficaram mais conservadores na hora de conceder crédito às empresas.Embora esse cenário tenha atingido seu ponto mais negativo em dez/08, os efeitos prevalecem no início deste ano, porém em menor intensidade já que a alta de 28,9% em jan/09 ante jan/08 foi inferior aos 36,1% registrados na relação dez/08 com dez/07.

Quinta Delegacia Regional de Polícia Cilvil divulga balanço do Carnaval

O delegado José Claiton de Souza, juntamente com o inspetor Jairo, divulgou hoje o balanço das operações da Polícia Civil em Macau e em toda a regional.
Veja a relação das ocorrências
Ameaça de Morte.....................04 (quatro) registros
Apropriação Indébita (pegar objetos ou outros bens sem consentimento ou furtivamente)....01 registro
Assaltos e Roubos.....................04 (quatro) registros
Lesão Corporal..........................04 (quatro)
Tráfico de Drogas......................03 (três)
Ameaça de morte......................04 (quatro)
Furtos ........................................03 (três)
Ocorrências de Trânsito...........02 (duas)

Em relação as prisões em flagrante foram efetuadas 8 casos na área de atendimento da 5ª DRSP. Uma tentativa de homicídio e um Flagrante da Lei Maria da Penha (agressão a mulher) os dois casos em Angicos. Um caso do artigo 155 do Código Penal- Furto. Em Macau foram registradas prisões decorrentes de: Lei Maria da Penha (02), Tráfico de Drogas (02) Cárcere Privado (01) Embriaguez ao Volate (01).

O delegado José Claiton de Souza, segundo o inspetor Jairo, deslocou-se hoje, pela manhã até Icapuí para ouvir as autoridades locais sobre o Siena tomado de assalto dia 23 de fevereiro, numa residência da rua Lios Club, que foi encontrado naquela cidade.

Frase do Dia

"Nada na vida está realmente em nossas mãos... mas tudo está diante das nossas possibilidades."
Walter Grando

Candidatos do Pro UNi ganham adiamento para comprovar cadastro

Candidatos pré-selecionados, em segunda chamada, no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até quarta-feira próxima semana (4) para comprovar os dados cadastrais informados na inscrição. A prorrogação do prazo foi anunciada ontem (25) pelo Ministério da Educação (MEC).De acordo com o MEC, os 57 mil pré-selecionados devem comparecer à instituição na qual pretendem estudar, para comprovar os dados cadastrais. O ProUni oferece bolsas integrais ou parciais de 50% da mensalidade. A lista dos documentos necessários está disponível na página do programa.O resultado da terceira chamada do ProUni também foi prorrogado e será divulgado no dia 11 de março. Para consultar o resultado, o candidato deve acessar o site do MEC e informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o CPF. As informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161, gratuito.

Trio Elétrico completa 60 anos em 2010

O músico Armandinho, toca no corredor do smaba em Salvador. Foto Roosewelt Pinheiro/ABr

O músico Armandinho, do trio elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, se apresenta no circuito do carnaval Brasília - Criado por dois amigos baianos, Dodô e Osmar, o trio elétrico, que hoje é sucesso em todo o país, vai completar 60 anos no próximo carnaval. O que hoje virou sinônimo de caminhões carregados com equipamento de som pesado, alguns até com camarins luxuosos, um palco ambulante, ou ainda, um enorme out-door, também ambulante, era apenas o nome do conjunto musical liderado pelos dois amigos, como explicou Armandinho, filho de Osmar, à Agência Brasil. “Trio Elétrico era o nome do conjunto deles, não era o nome do caminhão. Quando eles fizeram o primeiro carrinho, era para subir a Dupla Elétrica, formada apenas por Dodô e Osmar. No ano seguinte, eles colocaram mais um e trocaram o nome para Trio Elétrico. Eles faziam o carrinho para o Trio Elétrico tocar”, explicou.A moda pegou no carnaval da parte alta de Salvador e, nos anos seguintes, outros conjuntos surgiram, tocando em cima de carros. Quando os outros vieram para o carnaval, começaram a colocar os nomes: Trio Elétrico Cinco Irmãos, Trio Elétrico Atlas e depois veio o Trio Elétrico Tapajós”, citou Armandinho. Mais tarde, Dodô e Osmar já tinham tirado do trio o terceiro integrante. “Ficaram apenas os dois, no cavaquinho e no violão, e resolveram assumir. Criaram o Trio Elétrico Dodô e Osmar. Era um trio de dois”, brincou o músico baiano.

Luciana Lima

Com informações da Agência Brasil

Recesso de Carnaval de deputado dura mais de uma semana


Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil


Ao contrário da maioria dos trabalhadores brasileiros, que tiveram que retornar ao trabalho às 12 horas de ontem (25), os deputados só devem voltar às suas atividades na Câmara na próxima semana. Acordo para folgar nesta semana foi firmado pela Presidência da Câmara com os deputados, quando combinaram a realização de sessão deliberativa de votação, na segunda-feira (16) da semana passada.Apesar do combinado, os deputados compareceram, mas não conseguiram votar nenhuma proposta naquele dia. Mas na terça (17), na quarta (18) e na quinta-feira (19), os deputados votaram projetos como o disciplinamento do trote universitário, a obrigatoriedade do airbag frontal nos carros, entre outras matérias constantes da ordem do dia.Na próxima semana, os deputados terão inúmeras atividades na Câmara. As lideranças partidárias têm até terça-feira (3), para indicarem os deputados que integrarão cada uma das 20 comissões técnicas permanentes. Os líderes também vão definir até aquele dia os parlamentares que deverão compor as Mesas Diretoras das Comissões (presidentes e três vices-presidentes, cada).Também se espera para a próxima semana que os líderes partidários indiquem os deputados que deverão integrar a Comissão Especial da Câmara, destinada a promover estudos e oferecer alternativas para o enfrentamento da crise econômico-financeira internacional. A criação da comissão foi um dos primeiros atos do presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP), após se eleger para o cargo.

Governo autoriza aumento de medicamentos. Percentual ainda não foi definido





Os preços de medicamentos poderão ser reajustados a partir do dia 31 de março. A resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) que autoriza o reajuste foi publicada na edição de ontem (25) do Diário Oficial da União.
De acordo com a resolução, o reajuste será baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é relativo ao período entre março de 2008 e fevereiro de 2009.
Após a divulgação oficial do IPCA, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos editará resolução específica sobre os critérios de definição do preço do fabricante e do preço máximo dos remédios para o consumidor.
Com informações da Agência Brasil

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Azes do Ritmo vence o carnaval 2009 em Macau

Todos os participantes de escolas e blocos que desfilaram no carnaval 2009 de Macau, diretores e representantes, posam para a foto oficial da Prefeitura de Macau
Tião Maia, o representante da Azes do Ritmo, Chico Paraíba e Secretário de Turismo, José Carlos de Medeiros.

Campeã do Carnaval 2009 de Macau- Azes do Ritmo



Segundo lugar Beija Flor


Terceiro lugar- Imperadores do Samba






Melhor Fantasia para Azes do Ritmo
Arafran Peter, assessor de comunicações, entrega o troféu de melhor mestre sala e porta bandeira aos integrantes da Beija Flor


O secretário de Turismo, José Carlos de Medeiros, o diretor da Fundação de Cultura de Macau, Chico Paraíba e Tião Maia da organização do Carnaval 2009







Terminou agora pouco na Praça da Conceição, a apuração do resultado do Desfile das Escolas de Samba 2009, em Macau. Azes do Ritmo venceu na maioria dos quesitos e obteve nota máxima na bateria: 50 pontos. A cerimônia contou com a presença dos diretores e representantes das Escolas de Samba, presidente da Fundação Municipal de Cultura, Chico Paraíba, o Secretário de Turismo, José Carlos Medeiros, Tião Maia da organização do desfile e o presidente da comissão julgadora, jornalista Marcelo Rios. Para facilitar a apuração, os organizadores montaram um telão com as planilhas de notas que iam sendo preenchidas, por um operador de notebook, a medida que as notas eram apuradas. As comemorações da Azes do Ritmo na Praça da Conceição , discretas, refletiram o cansaço dos integrantes das escolas que só completaram o desfile por volta das 2h horas de hoje.e preferiram deixar presidentes e diretores de ala aparecessem. Apenas um integrante solitário de escola se manisfestou durante a apuração gritando palavras como: "marmelada".


























Resultado Final

Campeãs do Desfile das Escolas de Samba de Macau-2009




1º lugar-Azes do Ritmo -331 pontos

2º lugar-Beija Flor- 324 pontos

3ºlugar- Imperadores do Samba- 292 pontos






A campeã Azes do Ritmo receberá da Fundação Municipal de Cultura R$6.000,00 (seis mil reais) além de troféu. A vice-campeã, Beija Flor, R$ 3.000,00 (três mil reais). Imperadores do Samba, última colocada receberá R$ 2.000,00. O prêmio de Fantasia em Destaque será da Beija Flor- R$ 1.000,00 (hum mil reais)







































Entidades desaprovam projeto do governo que ameniza pena para rádios irregulares


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Um projeto de lei do governo federal que prevê que a operação de rádios irregulares deixe de ser crime não agradou nem as rádios comerciais, nem as comunitárias. Por um lado, o temor é de que a proposta possa estimular a disseminação de rádios que funcionam sem licença. Por outro, a crítica é contra o endurecimento das penas para quem causar interferências que coloquem em risco a segurança, como na comunicação de aviões ou no funcionamento de equipamentos médicos. O coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Soter, explica que as interferências são geralmente causadas por problemas técnicos, que poderiam ser resolvidos em âmbito administrativo. Para ele, o projeto vai legalizar a repressão contra as rádios comunitárias. “Agora, a Polícia Federal, a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e o Judiciário passam a ter uma base legal para justificar a ação de repressão”, argumenta. A Abraço reconhece os avanços do projeto, como o fim da tipificação da radiodifusão irregular como crime e a proibição de arrendamentos e do proselitismo nas rádios comunitárias, mas também critica a proibição de publicidade nas rádios comunitárias. “O projeto tira a Polícia Federal de cima das emissoras que não têm autorização, mas inclui todas as emissoras, inclusive as com autorização, na lei para justificar a repressão”, diz Soter. Pela legislação atual, a emissão de material radiofônico sem autorização é crime, de acordo com o Código de Processo Penal, com pena prevista de dois a quatro anos de reclusão. O projeto de lei do governo substitui a prisão por punições administrativas como apreensão de equipamentos, multas e a impossibilidade de se candidatar ao processo de habilitação de rádios comunitárias. No entanto, a proposta aumenta as punições no caso de interferências, com reclusão de dois a cinco anos. O projeto de lei será analisado primeiramente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, depois será encaminhado à Comissão de Ciência e Tecnologia.
Observação do O SALINEIRO- Em Macau, como a maioria das rádios são irregulares os responsáveis devem ficar atentos

Advogado de brasileira na Suiça diz que confissão à polícia não é válida


Com informações da Agência Brasil
O advogado de Paula Oliveira, brasileira que disse ter sido agredida por neonazistas na Suíça, afirmou hoje (25) que a confissão feita por sua cliente à polícia no dia 13 de fevereiro, quando admitiu ter feito os ferimentos em seu corpo, não pode ser usada como prova no inquérito aberto contra ela. As informações são da BBC Brasil.
Na última terça-feira (17), a Promotoria Pública de Justiça de Zurique indiciou a brasileira por falso testemunho e proibiu que ela saia do país. De acordo com um comunicado divulgado pelo órgão, Paula é “suspeita de induzir as autoridades ao erro”.
"Os depoimentos de Paula foram todos protocolados, mas nosso Código Penal prevê que apenas um depoimento perante o promotor de Justiça, com a presença de um advogado, tem a validade de uma prova. E ainda não houve depoimento à Promotoria", afirmou Roger Müller.
Segundo o advogado, Paula ainda mantém a primeira versão que apresentou à polícia, ou seja, de que foi atacada por três neonazistas responsáveis pelos cortes em seu corpo e pelo aborto dos gêmeos dos quais estaria grávida.
"É claro que a nossa defesa tem de tomar como base que o que ela falou é verdade", disse Müller. Porém, quando questionado se as afirmações de Paula vão funcionar como base da estratégia de defesa, o advogado disse que não poderia dar mais detalhes, alegando "sigilo profissional".
Paula deve ser interrogada pelo Ministério Público ainda nesta semana. Segundo o advogado, ela está se recuperando dos ferimentos, mas "ainda está com feridas na alma, já que está muito abalada psicologicamente".
Na opinião de Müller, o processo contra a brasileira deve durar alguns meses. O advogado voltou a descartar a possibilidade de Paula ser condenada à prisão, caso seja condenada por algum crime. Ele preferiu não dizer se Paula deseja voltar ao Brasil após o incidente.
"No pior dos casos, ela receberia uma pena pecuniária, ou seja, passaria por um período probatório de dois anos e se ela não cometer nenhum crime durante este tempo, ela seria perdoada", afirmou Müller, acrescentando que ela poderia permanecer na Suíça neste caso.

O que a imprensa noticiou e o que o blogue constatou

Em matéria publicada hoje, na edição do jornal potiguar Tribuna do Norte, assinada pelo assessor de comunicações da Prefeitura, Arafran Peter, o que se lê é que o carnaval foi um sucesso.
Veja trecho que destacamos, "A cidade de Macau realizou um dos maiores carnavais do Estado, durante toda a folia, hotéis e pousadas se mantiveram lotados e um grande fluxo de veículos foi registrado na cidade.
Macau recebeu foliões de várias partes do RN, outros Estados e até estrangeiros para brincarem no maior carnaval do RN. Estima-se que mais de 100 (cem) mil foliões tenham visitado a cidade no período de Momo, revezando-se entre a praia, o mela-mela, corredor da folia, blocos e na praça do Frevo".
Pelas ruas de Macau, o blogue ouviu uma lamentação geral de ambulantes, comerciantes e até de macauenses. Os vendedores que estiveram nas ruas se queixaram do lucro baixo. A maioria, com medo de dar o nome, disse que o Carnaval deve ser repensado. " Estava, isso sim, meio vazio. Só encheu mesmo com o Grafith e com a Lane Cardoso".
Uma constatação- as pilhas de cerveja em lata, no supermercado que funciona em frente a CCAB, ficaram praticamente inalteradas. Alguns funcionários consultados pelo blogue disseram que a "gela" encolhou por conta de uma marca de drink que era encontrada com todos os ambulantes de Macau e no comércio em geral.
O macauense José da Silva Pereira, que vem periodicamente a cidade, arriscou- "Nem faltou água, indicativo de que a cidade realmente estaria lotada".
Fica a dúvida. Cem mil visitantes como divulgou a Prefeitura ou vendas fracas e mercadorias encalhadas como disseram ambulantes e comerciários?

Frase do Dia

,,Quem sofre com serenidade, sofre metade; quem muito se desespera, duplica a dor."
Austregésilo de Athayde

Desfile das escolas -Público e ambulantes invadiram área dos desfiles

A comissão julgadora- Antônio Degas, Neriano Oliveira, Wilma Wanderley, Tião Maia (comissão de produção da Prefeitura) e o radialista Beto Costa da 98 FM de Natal.
Uma das luxuosas fantasias dos AZes do Ritmo

Baianas do AZes do Ritmo


Muito colorido nos AZes do Ritmo




Criatividade da Fantasia dos AZes do Ritmo
O Destaque Berguinho da Beija Flor
Porta Bandeira da Azes do Ritmo
Baianas da Beija Flor

Orixás na avenida- Tema agradou ao público

Evolução da Porta Bandeira da Beija Flor

Passista e Escola de Samba da Beija Flor de Macau


Porta Bandeira e Mestre Sala da Beija Flor

Beleza e passos bonitos nos passistas de Beija Flor


Mestre Sla e Porta Bandeira da Imperadores do Samba

Bloco de Índios, formado na sua maioria por crianças, abriu o desfile na EScola Imperadores do Samba




O Rio Grande do Norte tem carnaval sim. E no interior ele é rico em criatividade, empenho dos componentes, gente bonita e muita disposição. Na noite de terça-feira, as três escolas de samba de Macau começaram a desfilar com atraso. Algo já incoporado a tradição do carnaval macauense.
A comissão julgadora, que foi convidada a chegar ao camarote às 22h00 e só começou a julgar as escolas por volta das 23h15. A ordem dos desfiles foi alterada, já que a primeira escola que havia sido agendada para desfilar, a Beija Flor não estava na concentração, chegando muito tempo depois. Imperadores do Samba sequer apresentou a letra do samba para a comissão de jurados. Desfilou com garra e empenho dos integrantes mas não chegou a empolgar.
Por decisão do diretor da Fundação de Cultura, Chico Paraíba, desfilaram em seguida, os blocos Jardim e Equipicão. Por decisão da comissão organizadora não foram descontados o atraso da Beija Flor que alegou que o desfile dos blocos atrapalhou sua entrada na avenida. A próxima escola a desfilar foi a Beija Flor de Macau. Mostrou passistas bonitas, boa caracterização do enredo, alegorias e bateria. O Samba-Enredo- O Candomblé no Brasil- proporcionou a escola apresentar ótimas fantasias. Criatividade foi a palavra-chave, com os orixás sendo muito bem representados. Um dos destaques foi o promoter Berguinho que apresentou uma fantasia luxuosa encerrando a apresentação da escola.
Quem levantou e empolgou a avenida foi a Azes do Ritmo com o enredo- Azes do ritmo na Folia de Reis. Passistas, Comissão de Frente e Bateria foram os destaques da escola. O desfile acabou por volta das 2h da madrugada da quarta-feira de cinzas.

O internauta Láercio Costa escreveu para o blogue dizendo queria expresar " revolta e indignação, com relação a organização do Carnaval, pois, presenciei uma verdadeira bagunça. Não tinha segurança para moralizar A todo instante o locutor solicitanva a compreensão da população e nada. Mais uma vez a desorganização do Carnaval em Macau prevaleceu. Saudades da TV LITORAL", enfatizou.




















Bloco da Luz Vermelha mostrou o Brega no Carnaval

Cantores bregas e o comandante do Bloco, Arnaldo Marcelino (bermuda azul)

Ala jovem mostrou que o brega também pode ser dançado coladinho

O folião solitário da Melhor Idade dança ao som do Brega

Melados ao som do brega

Meninas/Meninos Bregas mostraram simpatia e irreverência durante apresentação do Brega

Casais dançam ao som da música brega durante apresentação do Trio da Luz Vermelha

Cláudio Galeno caminha pela multidão
Claúdio Galeno é carregado pelos foliões durante apresentação na Praça da Conceição


Capitaneados por Arnaldo Marcelino, diversos cantores bregas, ao som das músicas que tocam em algumas paradas do Brasil fizeram um show a parte no final do Mela Mela como parte da apresentação do Bloco Brega da Luz Vermelha. Cláudio Galeno, cantor brega que faz sucesso por estas bandas foi um dos destaques e fez os foliões dançaram ao som da música que fala de traição, amores não correspondidos e vida boêmia. Ou simplesmente-música para maridos enganados, os cornos. Galeno, dono de uma irreverência a toda prova fez questão de sair do carro de som, para ser carregado pelos foliões-admiradores. Foi levado de mão em mão e de ombro em ombro pela Praça da . Ficou sem o blazer, carregado de lantejoulas como convém a um artista bem brega. Foi devidamente apanhado, quando Galeno ia de ombro em ombro, por um fã que assistia ao pequeno show. Até uma música em homenagem a Macau, feita por Galeno, fez parte do repertório. No carro de som, a presença do vice-prefeito Aloísio Farias, outras atrações bregas e muita mas muita música brega. Imaginem a cena: casais totalmente lambuzados do Mela Mela (aquela mistura que leva mel de engenho e um sem número de ingredientes) dançando músicas bregas. Só estando presente para se divertir e conhecer as diversidades do Carnaval de Macau.
Além do pessoal de idade madura, muita gente jovem, a ala gay e outros curiosos estiveram conferindo o pequeno show de Cláudio Galeno.

Desfile das escolas de samba começou com atraso e terminou as duas da manhã

As três escolas de Samba de Macau- Azes do Ritmo, Beija-Flor e Imperadores do Samba encerraram seus desfiles por volta das duas horas dessa manhã da quarta-feira de cinzas.
Beija Flor e Azes do Ritmo empolgaram o público presente em diversos quesitos. A ordem original do desfile foi alterada, pois a primeira escola que iria desfilar às 22h (Beija Flor). Depois da passagem dos Imperadores do Samba (a primeira que desfilou), houve uma interrupção do desfile para a passagem dos blocos Jardim e Equipicão.Logo em seguida desfilaram a Beija Flor seguida dos Azes do ritmo. Daqui a pouco, mais informações sobre o assunto.

Carro tomado em assalto acontecido em Macau é encontrado no Ceará

De acordo com informações passadas pelo comandante da 1ª Cia Independente de Polícia Militar, Capitão Alexsandro, o Fiat Siena preto, 2008, placas MYL-6215, levado num assalto realizado na rua Lions Club, foi encontrado em Icapuí (próxima a Tibau), no Ceará, distante 193 km de Macau. Daqui algumas horas voltamos com mais novidades sobre este caso, até o momento a mais grave ocorrência policial do Carnaval 2009, em Macau.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Lane Cardoso encerra o Mela na Praça da Conceição

Trio Metrô e Lane Cardoso em frente ao CCAB

A multidão pulando ao som dos trios
O Trio Metrô e Lane Cardoso na rua Martins Ferreira


Banda Feras fez a alegria da galera com o Miltrio



Uma multidão cheia de suingue, ritmo e balanço está neste momento na Praça da Conceição e em frente ao Centro Comercial Afonso Barros, pulando e dando adeus ao Mela Mela do Carnaval 2009.




A Prefeitura fez a alegria dos foliões e como nas noites anteriores aproveitou para molhar a galera com um carro pipa. O MilTrio, com a Banda Feras executou vários frevos e tocou cerca de quatro músicas em frente ao CCAB-Centro Comercial Afonso Barros enquanto o Trio Metrô com Lane Cardoso, artista natural de Macau, optou por passar direto sem parar. Isso não tirou o brilho da festa. Acompanhe alguns cliques do OSALINEIRO.




Agora, 20h13, os blocos ainda desfilam. A expectativa é para o desfile das Escolas de Samba que acontece a parftir dads 22h. O resultado, segundo Arafran Peter, Assessor de Comunicações, acontece amanhã, quarta-feira de cinzas, na Praça da Conceição.

Assalto na rua do Cruzeiro deixa turistas sem carro

Um grupo de turistas viveu momento de pânico quando dois assaltantes invadiram a casa que eles estavam hospedados, na rua Lions Club, nas proximidades da rua do Cruzeiro. De acordo com o Termo de Ocorrência da Polícia Civil, em Macau, a 5ª DRP, a queixa registrada por Lívio Christian de Melo, que mora no bairro de Lagoa Nova, Natal, por volta das 23h da segunda-feira ele ouvia música em seu veículo Fiat Siena Preto 2008 placas MYL 6215 e ao entrar de volta para a casa foi surpreendido por dois homens, um moreno e outro pardo. Os dois agrediram Lívio e outras pessoas que estavam na casa levando:10 aparelhos de telefone celular, perfumes, roupas, R$ 2.500,00 em dinheiro e as chaves do Siena que, também foi tomado no assalto. Trancados num dos quartos da casa, as pessoas saíram por uma das janelas indo diretamente para a 5ª Delegacia Regional de Polícia que está investigando o caso. Um dos investigadores disse ao OSALINEIRORN que existe a possibilidade de até quarta-feira de cinzas o caso estar desvendado. Dois peritos do ITEP estiveram no local para recolherem vestígios e impressões digitais para facilitar as diligências.
Os casos policiais que estão ocorrendo na cidade mostram a necessidade de uma ação mais enérgica das duas forças que atuam na cidade: a PM e a Polícia Civil. Os arrastões praticados em algumas residências do Centro e outros furtos devem servir de alerta para a população. Ficar sentado na frente das casas para observar o movimento pode servir de chamariz para assaltos. São lições e fatos que devemos ter como saldo de um carnaval transbordante de alegria, não há dúvida, mas com ações cada vez mais ousadas por parte da marginalidade. Que se repense 2010 para a tranquilidade aumentar.

Na Praia de Camapum animação rola solta

Um animado grupo de Natal repõe as energias em Camapum enquanto aguarda o Mela Mela começar

Dançando ao ritmo do axé
Praia de Camapum recebeu grande número de foliões



Dinarte, Bigboss do Aballaogueto e os vocalistas Vimyx, Jocasta e Henrique


Os foliões estão agora (14h15) curtindo o carnaval na Praia de Camapum. Agora há pouco, se apresentou a Banda ABALLAOGUETO. Muita gente aproveitou para pegar um bronze enquanto dançava ao som de uma das bandas mais conhecidas e populares de Macau. Acompanhe alguns cliques do OSALINEIRORN.

DICAS DE VIAGENS VIRTUAIS Conheça mais sobre Macau na China


Culinária de Macau tem influências da China, Portugal, Índia e da Malásia. Um exótica combinação que pode proporcionar deliciosos pratos. Foto- Departamento de Turismo, Macau, China- Reprodução Permitida


Quer saber mais e descobrir os encantos da culinária de Macau, na China?


Acesse o endereço do Departamento de Turismo daquela cidade


Copie e cole no seu navegador-




Vcoê conhece Macau? Na China?

Vista aérea de Macau. Reprodução Autorizada- Departamento de Turismo de Macau, China.
Vista Noturna de Macau- Reprodução autorizada - Depto de Turismo de Macau, China

Ponte de Sai e Van Torre de Macau. Imagem com reprodução Livre Depto de Turismo do Governo de Macau, China.


Nossa cidade irmã, Macau, na China já foi colônia portuguesa. Hoje é uma grande metrópole com imponentes arranha-ceús, avenidas largas, diversas opções turísticas. Trago hoje, para você, algumas fotos do Departamento de Turismo daquela cidade.
Ah, reparem na ponte...pequeninha...que eles têm...algo parecido com essa que estamos connstruindo e que vai ligar Macau a Ilha de Santana.
Brincadeiras à parte, o visual é realmente bonito. Boa viagem virtual!!!!!