segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

OPINIÃO Blogueiro é jornalista?

O assunto, abordado pela colega Ana Santos,no blogue http://www.comentariosecomentando.com.br/ merece uma reflexão rápida para se saber até que ponto o "blogueiro" é jornalista. Como qualquer profissional liberal, o jornalista, aquele que é registrado no Ministério do Trabalho, segue um código de ética e é punido quando o infrige.
Da mesma forma, blogueiros são difusores de notícia, informação e comunicados desde que: tenham critério e chequem suas informações, não façam fofoca em benefício próprio ou de terceiros e principalmente sejam responsáveis. Uma dica para quem quer ingressar no ramo ou já está nele: ninguém é dono da absoluta verdade e da forma como você o mundo, eu posso ter outra visão. Limite-se apenas a informar. Se for opinar deixe bem claro que está assim procedendo.
Sobre a questão de Macau, onde algumas autoridades barraram blogueiros é correto afirmar que blogueiro pode ser jornalista, só que nem todos os blogueiros são jornalistas. E não há como negar isso. Macau precisa dos blogueiros porque a imprensa local não dispõe de tantos canais de informação. Mas sempre desconfie- do que você lê, do que você vê e do que te contaram.
É a melhor maneira de ser correto com a informação. Apenas questionar e dizer apenas o que aconteceu. Apenas e somente isso.