Não tenho a pretensão de ser professor ou orientador de nenhum coleguinha de blogues ou jornais. Achei muito interessante,porém, trecho da palestra do jornalista Ricardo Kotscho publicada em seu endereço eletrônico http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/
Acompanhe e faça uma comparação com o Jornalismo praticado por alguns blogueiros, assessores em geral e relações públicas da nossa região
Regras de ouro para uma boa divulgação jornalística.
Vale não só para o governo, mas para qualquer empresa ou instituição.
Não devemos nunca confundir divulgação jornalística com propaganda, um erro muito comum em todos os meios e latitudes.
Jornalismo é tudo aquilo que a imprensa divulga e a gente acha ruim.
Propaganda é tudo aquilo que a imprensa divulga e a gente gosta.
Jornalismo é, por natureza, uma atividade crítica, investigativa, que procura denunciar o que há de errado para que seja consertado.
É fato jornalístico tudo aquilo que foge à normalidade, seja em qual campo for, como acontece nas tragédias naturais ou nas grandes crises econômicas.
Sei que isto varia de um veículo para outro, e hoje já não se respeita tanto aquela velha separação entre Igreja e Estado _ ou seja, entre a redação e o departamento comercial. As coisas mudaram muito neste campo.
Mas, se os dois lados do balcão estiverem agindo de boa-fé, é perda de tempo vender propaganda para jornalista e jornalismo para publicitário.
O que quero dizer com isso? Toda informação passada a um jornalista não pode ser de interesse apenas do governo ou da empresa.
Esta informação tem que ser, necessariamente, de interesse de toda a sociedade. Precisa apresentar um fato de interesse jornalístico.
Se o assessor não tiver esta informação, que busque alguém da instituição que lhe paga o salário para fornecê-la ao jornalista _ ou, então, simplesmente, diga que não está autorizado a falar sobre este assunto".
Muito bom o Kotcsho. Um dos colegas jornalistas que merece ser sempre lembrado por quem milita na área.
Deu no blogdeirineu
Há 14 anos